O que é Business Valuation? Avaliação da empresa.

Se você está aqui é porque provavelmente tem interesse em gestão de negócios, investimentos ou economia e, já ouviu falar os termos valuation ou business valuation. De fato, o termo é nas conversas e publicações sobre o valor de empresas (e ações de empresas), mas por trás da palavra, que significa avaliação (em tradução livre, “dar valor”) há muito mais do que a “simples” precificação.

O que é Business Valuation?

A avaliação de um negócio é um processo que tem como objetivo apurar o valor de empresas (ou negócios, investimentos e ações). Neste ponto, é importante ressaltar que usamos o termo valor de forma abrangente, muitas vezes representando o preço. Tecnicamente, existe uma grande diferença entre este dois termos. De forma simplificada, podemos dizer que:

  • valor é uma percepção da utilidade, benefício ou necessidade de algo sob o ponto de vista de quem vai realizar a aquisição
  • preço é a quantia de dinheiro necessária para realizar a aquisição

Muito do que acontece na bolsa de valores gira em torno da tríade valor-preço-risco (na verdade, em todo mercado aberto) e esse conceito é bem parecido na avaliação de empresas. No final das contas, apesar de ser avaliada em relação ao valor, é atribuído um preço à empresa avaliada, seja para aquisição por outro grupo empresarial, seja para oferta pública (IPO) ou qualquer outra razão.

 

 

Vários motivos levam uma empresa ou negócio a passar por uma valuation

Se uma empresa está sendo avaliada existem devem existir tantas razões para alguém querer comprar quanto para alguém querer vender (ou pelo menos é assim deveria ser em um mercado equilibrado).

Este cenário é uma das razões pelos quais o processo de valuation precisa ser metódico e imparcial ou então casos de supervalorização acontecerão com muito mais frequência, prejudicando o mercado em geral e, principalmente, os adquirentes do negócio e seus investidores (potencialmente, eu e você!). São exemplos de motivações para compradores, vendedores e investidores:

  • Abertura de capital e oferta pública inicial (IPO)
  • Por fins judiciais que requerem divisão de bens
  • Expansão estratégica de um negócio
  • Diversificação na linha de produtos por meio de aquisição
  • Saída de mercado que não é foco estratégico de um grupo empresarial
  • Entrada em novo mercado por meio de aquisição de uma empresa estabelecida
  • Recapitalização de uma empresa

Existem muitas outras motivações para essas operações de compra e venda como aposentadoria de liderança, linha de sucessão de executivos e disputas familiares (muito comum nas empresas de raiz familiar).

O que faz uma empresa ser bem avaliada?

Basicamente os elementos avaliados são divididos em duas classes:

  • Ativos tangíveis: os ativos tangíveis são imóveis, terrenos, máquinas, equipamentos e outros ativos que, normalmente, precisam ser avaliados considerando fatores como ciclo de vida, depreciação, etc.
  • Ativos Intangíveis: os ativos intangíveis são ativos mais difíceis de serem “precificados” e isso inclui a percepção do mercado, o valor da marca, propriedade intelectual, capacidade de gestão e operação e outros de natureza “abstrata”. No mundo atual, em que vivemos dependentes da tecnologia, os ativos intangíveis valem cada vez mais.

Não é uma ciência espacial!

Um processo de business valuation não é ciência espacial, mas também não é simples. Existem vários métodos aplicados por empresas de consultoria especializadas. Contudo, dá para ter uma idéia com esse método do instituto Endeavor que sugere  3 passos:

  1. Elaboração da estimativa do fluxo de caixa
  2. Definição de taxa de desconto (com base no risco em relação à outros investimentos)
  3. Soma dos resultados trazidos para o valor presente

Portanto, é facilmente observável a importância dos resultados anteriores à avaliação, da eficiência empresarial e das perspectivas de negócio da empresa.

Aspectos gerenciais como a organização empresarial, a eficiência de seus processos administrativos e operacionais e a saúde financeira da empresa: tudo isso é levado em consideração no processo de business valuation e tem influência o valor que lhe será atribuído (e seu preço).

Veja como um Sistema ERP online pode garantir eficiência na gestão da sua empresa

Ao avaliar se seu Sistema de Gestão Empresarial está agregando valor à sua empresa, veja se ele entrega funcionalidades como: fluxo de caixa eficiente, gestão integrada de filiais, gestão do atendimento ao cliente, relatórios gerenciais com informações financeiras, de vendas e de estoque e tudo que possa aumentar a produtividade. Sem eficiência a empresa perde valor e, portanto, vale menos.

Referências

Investopedia – Why Successful Business Owners Sell Out. Disponível em http://www.investopedia.com/articles/08/sell-side.asp

Valuation for Dummies – Trechos Disponíveis no Google Books

Endeavor – Valuation: como calcular o valor da sua empresa. Disponível em
https://endeavor.org.br/valuation-como-calcular-o-valor-da-sua-empresa/