Como usar a tecnologia a favor da sua empresa

Com o advento da tecnologia a competitividade entre as empresas ficou ainda mais acirrada e os negócios que não investem no setor acabam perdendo espaço no mercado. O uso da rede online pode beneficiar uma empresa com divulgação, venda de produtos e serviços, e na aceleração das atividades cotidianas.

Para comprovar a importância da atividade online em uma empresa, o SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, instituiu uma parceria com a empresa Facebook a fim de capacitar cerca 200 mil pessoas gratuitamente. O curso de empreendedorismo intitulado como “Empreenda com o Facebook”, teve como único pré-requisito que o interessado tivesse uma conta na rede social. O objetivo era integrar a vida das empresas a rede online ensinando com usar a ferramenta de forma correta.

Contudo, mesmo que o compartilhamento de informações de com utilizar o marketing digital, de como atender melhor os clientes e de como a evolução dos equipamentos tem auxiliado o desenvolvimento de empresas, muitos empreendedores e vendedores ainda não sabem a melhor maneira de usar a tecnologia a favor de um negócio. Por isso, nos do GestãoClick, um software de gestão empresarial e, portanto, especialistas em empresas, preparamos algumas dicas para você.

Impressora 3D

O uso de impressora 3D é mais usual para prestadoras de serviços, já que esse equipamento pode personalizar as peças produzidas de acordo com a necessidade de cada cliente. Isso ocorre devido à agilidade que esse equipamento produz e, portanto, você ganha o luxo de trabalhar sob encomenda. Além disso, os materiais usados na impressão podem ser fortes e resistentes e isso torna o produto final algo de qualidade.

Além disso, as impressoras 3D podem ser usadas no projeto Lean startup, no qual uma empresa produz um protótipo antes de lançar o produto original a fim analisar a saída e o gosto dos potenciais consumidores.

Aplicativo

Atualmente, há mais aparelhos celulares na rua do que pessoas. Isso representa que a maior parte da população tem acesso à smartphone e, por isso, o criar aplicativos para sua empresa é uma estratégia que, além de divulgar a sua marca, torna ela de mais fácil acesso para os consumidores.

Ademais, você também deve usar aplicativos dentro da sua empresa, a fim de acelerar a sua rotina. Sendo assim, procure ferramentas relacionadas ao seu ramo de negócio, como por exemplo, aplicativos que oferecem novidades sobre o seu setor de investimento, ou procure softwares que auxilie no controle financeiro e de estoque da sua empresa.

Vigilância tecnológica:

O acompanhamento das novidades tecnológicas é tão importante para uma empresa que a Universidade de Coimbra produziu um livro de como construir estratégias de como o empreendedor para gerenciar o que surge de inovador no mercado. Esse procedimento é chamado de vigilância tecnológica.

Drones

Drone é um veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente que pode realizar inúmeras tarefas. Esse equipamento já é reconhecido mundialmente e adotado, inclusive, pelo Brasil. Aqui ele tem sido implantado para substituir tarefas que antes eram realizadas por funcionários de uma empresa e sua principal vantagem é a eficiência, precisão e economia. Tal instrumento tecnológico, no Brasil, é usado principalmente na área agrícola para o controle de pragas e analise da vegetação. Contudo, grandes empresas já utilizam os drones para auxiliar na melhor visualização do almoxarifado.

Além disso, realização de imagens térmica de dutos e linhas ferroviárias, modelagem tridimensional dos créditos de seguros, e imagens não-destrutivas com radiação terahertz para os edifícios, são algumas funcionalidades que podem ser realizadas pelos drones. Sendo assim, analise o ramo da sua empresa e pense como esse equipamento pode te ajudar.

Redes sociais

Essa ferramenta pode ser usada para divulgar e vender seus produtos e serviços além de facilitar seu contato com os clientes. O facebook, por exemplo, lhe da opção de criar paginas com perfil empresarial e de divulgá-las de acordo com um filtro feito por você. Tal rede social permite que você selecione um público alvo, região e ainda sobre o que se trata a sua postagem e empresa, assim, ela consegue mostrar a sua marca para as pessoas certas.

Além disso, twitter, instagram e mais uma vez o facebook permite que você tenha um fácil contato com seus clientes e seguidores, a fim de responder rapidamente qualquer dúvida, reclamação ou elogio que possa surgir.

Software de gestão

Mais difícil que abrir uma empresa é manter ela competitiva no mercado. Para isso, é importante que você tenha conhecimento sobre todos os setores da sua empresa e que a visibilidade das informações seja de fácil acesso, a fim de evitar erros nas tomas de decisões do empreendedor.

É indispensável controlar os processos realizados dentro da empresa, como vendas e compras, o financeiro, como contas a pagar e receber e ainda as partes burocráticas, como emissão de notas fiscais. Sendo assim, você deve usar todas as ferramentas para acelerar as atividades cotidianas do seu negócio e o ideal é possuir um software de gestão online.

Também conhecido como ERP, o uso desta ferramenta tecnológica tem crescido no mercado, já que o uso de planilhas ou de papel torna o gerenciamento de uma empresa desorganizado e sem uma visão geral sobre tudo o que acontece. Dessa forma, convidamos você para conhecer o software de gestão online do GestãoClick, que é reconhecido por ser o mais completo do mercado.

Conclusão:

Independente de qual o segmento atua sua empresa você precisa sempre se atualizar perante as mudanças do mercado no Brasil e mundialmente, além disso é importante aproveitar as oportunidades na frente da sua concorrência. É válido ressaltar que a sua empresa a tecnologia não para e a sua empresa também não pode.

Procure especializar seus funcionários com novas tecnologias e jamais deixe a dificuldade de aprender novas técnicas impedir o crescimento do seu negócio. Por fim, desejamos muito sucesso para sua empresa!